sábado, 27 de agosto de 2011

Relatório de Actividades 2010/2011

Banco de Tempo Funchal Jaime Moniz
Ano lectivo 2010/2011

1. Este foi um ano diferente, muito trabalhoso, difícil, mas extremamente proveitoso pela reflexão e decisões tomadas quanto a estratégias futuras.



2. Aproveitámos diversas oportunidades para difundir e divulgar o Conceito Banco de Tempo dentro e fora da comunidade escolar, porque estamos cada vez mais convictos de que o Projecto do BdT é extremamente actual e de extrema eficácia no contexto da vida de hoje.
Concentrámo-nos, especialmente, em dois objectivos que consideramos fundamentais:
- trocar serviços, cruzar afectos;
- revitalizar a vizinhança cultural e afectiva que herdámos e que pretendemos seja continuamente actualizada no nosso Espaço/Escola.



3. Continuando a metodologia traçada, em função das especificidades da
comunidade em que o nosso BdT está inserido, actuámos em função dos 4Cs – Companhia; Convívio, Cultura, Cooperação.

Companhia/acompanhamento - envolvendo diversas formas de apoio, este foi o serviço por excelência, em que imprimimos um modo de estar discreto, de proximidade, envolvendo, em permanência, acolhimento, escuta, cuidado e atenção;

Convívio – para provocar encontro, disponibilizámo-nos de forma diversa (dinamizando actividades, culturais e outras, promovendo partilha digital, marcando presença em acções/sessões de carácter social: jornadas, feiras, mercadinhos, etc.)

Cultura – considerada prioridade numa comunidade educativa que é a nossa, dinamizámos acções de (in)formação sobre temas da actualidade na rubrica “Nós e os Outros”; promovemos abertura e debate em “Leitura em voz alta”, mantivemos um Expositor relevando ideias, personalidades, datas e acontecimentos ; estabelecemos contactos e articulação com entidades e instituições culturais regionais (museus, bibliotecas, etc.); promovemos visitas de estudo; procurámos ser agentes participativos em iniciativas locais de cariz diverso (jornadas da pastoral da família, reuniões de auscultação para repensar a Igreja em Portugal, etc) .

Cooperação – dando continuidade à ajuda prestada nos anos anteriores, colaborámos de forma diversa (peditórios de rua e escola, recolha de alimentos em supermercados, feiras gastronómicas, mercadinhos, chás de bemfazer, etc.) com as instituições e associações de solidariedade social com quem temos desenvolvido uma relação de amizade: Caritas diocesana, AMI, Liga contra o Cancro, Centro da Mãe, Abraço, Vila Mars, etc.
Neste ano, 3 membros/professores do BdT aderiram ao Projecto “Reaprender Saberes e Valores” de apoio a reclusas do Estabelecimento Prisional da Cancela, leccionando Português e Inglês.

4. Em termos de futuro, estabelecemos diálogo e acertámos acordos para parcerias internas no ano lectivo de 2011/2012, com o Conselho da Comunidade Educativa, na pessoa da sua presidente, dra. Filomena Alcobia e o Projecto Equal, através das suas coordenadoras, dras Elisa e Catarina.



Numa lógica de “troca de serviços”, iremos intervir em actividades, oferecendo, em função de competências e talentos pessoais, e pedindo divulgação do conceito Banco de Tempo entre alunos, professores, pais e encarregados de educação.



Também continuaremos com contactos no exterior, no sentido de abrir mais Bancos de Tempo na Região Autónoma da Madeira. Novas parcerias estão também no nosso horizonte.




Gostaríamos, ainda, de deixar registados 3 acontecimentos:


1. a celebração dos 70 anos de uma querida amiga, Lídia Homem Costa, agora com Alzheimer (membro 10.035);


2. a morte do José Gil (25 anos), filho da Carmo Aguiar (membro 10032);


3. a homenagem à dra. Margarida Morna (membro 10036) pelo governo da República, através do seu Representante na RAM, no dia 10 de Junho.

Abriremos o próximo ano lectivo 2011/2012, no dia 5 de Setembro, com uma palestra pela professora da Universidade Católica do Porto, Isabel Batista que versará o tema: “A importância do contributo da Ética individual para uma Ética colectiva.”
Será às 18h 30, em sala a designar (auditório 1 ou sala 215).

Funchal, 2 de Agosto de 2011

P’la coordenação

Maria da Graça Silva
Maria do Carmo Monteiro de Araújo


Sem comentários: