segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição Itinerante de Fotografias sobre o TEMPO




EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE FOTOGRAFIAS SOBRE O TEMPO 

No Encontro Internacional Comemorativo dos 10 anos do Banco de Tempo em Portugal, em 2012, inaugurou-se uma exposição de fotografia, organizada com o contributo da Secção de Fotografia dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, que reuniu 30 fotografias alusivas ao tema “O TEMPO”, e que esteve patente na sede daquela instituição bancária.
Ainda durante o Encontro, o Banco de Tempo de Cascais manifestou interesse em ter esta exposição nas suas instalações e logo surgiu a ideia de que a exposição pudesse ser “itinerante”.
Uma vez que os participantes disponibilizaram as suas fotografias, foi pedido aos Bancos de Tempo que tivessem interesse e condições para acolher esta exposição que a apresentassem ao público, como uma oportunidade também para divulgar o Banco de Tempo.

O primeiro a receber a Exposição foi Cascais, seguido da Lousã, após o que a Exposição se deslocou para Coimbra e Albufeira. Castelo Branco recebeu a Exposição em Março do corrente ano. Seguiram-se Valongo, Ermesinde e Póvoa do Lanhoso.

Cabe agora a vez ao Funchal e é com muito gosto que o Banco de Tempo Funchal Jaime Moniz apresenta esta Exposição à Comunidade Educativa e ao público em geral, de 18 a 30 de Novembro, no Átrio da Escola.

O Banco de Tempo é uma infraestrutura de apoio local. Tem uma filosofia própria, e objetivos solidários.
Nasceu em Itália em 1992 e está implantado em vários países da Europa e do mundo. Chegou a Portugal através do Graal, uma associação de mulheres cristãs, fundada e presidida durante muito tempo pela Engenheira Maria de Lurdes Pintassilgo. No momento presente estão em funcionamento cerca de 33 agências no nosso país.

O Banco de Tempo apresenta um tipo de solidariedade nova com Troca de serviços. Dar e Receber complementam-se. A unidade é o Tempo (1 hora).

Os serviços que trocamos são inúmeros e têm a ver com as necessidades e talentos de cada um. Oferecemos o que sabemos, queremos e gostamos de fazer. Somos uma infraestrutura em que a Cultura de Vizinhança tem a ver com acolhimento, cuidado, atenção, afeto e partilha, sendo estes os objetivos prioritários, assim como a Cultura e o Convívio, porque a nossa comunidade é EDUCATIVA.



Sem comentários: