terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ainda o 7º aniversário do Banco de Tempo Jaime Moniz Funchal
















A propósito da celebração do nosso 7º aniversário, achámos relevante a presença entre nós das representantes do Banco Central (Graal), a Eliana Madeira e a Teresa Branco, para troca de impressões e ideias quanto a decisões futuras: divulgação mais eficaz do projecto junto dos alunos da Escola e criação de novas agências na Região da Madeira.

Foi com muito gosto que convivemos, havendo oportunidade de um encontro com o Conselho Executivo, responsável pela parceria, com a equipa que mantém a Porta Aberta, membros e amigos, representantes de associações e instituições de solidariedade social, com quem normalmente trabalhamos, e outros delegados com quem a representante do Sr. Secretário Regional de Assuntos Sociais, dra Nazaré Serra Alegre teve encontros prévios para divulgação do Projecto Banco de Tempo, tendo, para o efeito, sido elaborada uma Ficha.

No dia 28 de Abril, depois de reuniões de trabalho parcelares, houve um contacto com a Comunicação Social, seguindo-se um almoço no Hotel Porto Santa Maria com a participação de membros e amigos.

Estabeleceu-se um convívio muito agradável e na hora do partir do bolo, houve troca de saudações e lembranças e ainda a leitura de um texto, referindo a simbologia do nº 7 e uma breve síntese do historial do BdT Funchal-Jaime Moniz (2003-2010).

Nesse mesmo dia, pelas 15h 30, realizou-se uma sessão presidida pelo vice-presidente do Conselho Executivo da Escola, Dr. Miguel Nunes, dirigida à Comunidade Educativa e outras entidades. Da comunicação muito viva da responsabilidade das coordenadoras do Banco Central, salientamos a referência a Maria de Lourdes Pintasilgo, fundadora do GRAAL em Portugal conjuntamente com a madeirense Maria Teresa Dória Monteiro Gomes, por se celebrar neste ano o seu 80º aniversário.

No dia seguinte, de manhã, promoveu-se um passeio de teleférico até ao Monte, com visita à igreja do Monte e à Quinta onde residiu o Imperador Carlos de Áustria.

Ao fim da tarde, na Paróquia da Nazaré e com a presença do respectivo pároco, Pe. Marcos Pinto e os futuros coordenadores locais, prestaram-se esclarecimentos com vista à criação do Banco de Tempo da Nazaré.

No dia 30, de manhã, proporcionou-se uma visita aos jardins da Quinta do Palheiro, muito afamada pela variedade de flores e espécies arbóreas. À tarde, teve lugar uma nova reunião de trabalho com a presença da Dra Nazaré Serra Alegre e algumas representantes de associações por ela contactada para divulgação do Projecto.

A Eliana e a Teresa ainda tiveram oportunidade de dar uma vista de olhos ao Museu da Quinta das Cruzes com um património que a Madeira muito se orgulha.

A partida para o Continente aconteceu neste mesmo dia à noite, depois de uma estada na Pousada da Juventude de que se salienta o muito bom acolhimento dispensado. O nosso melhor agradecimento ao Dr. Jorge Carvalho, Director Regional da Juventude.

A coordenação do Bdt Funchal- Jaime Moniz agradece à Eliana e à Teresa todo o seu empenho e carinho nesta sua digressão e a todos aqueles que connosco estiveram nos trabalhos destes dias.

As coordenadoras: M. Graça Silva e M. Carmo Monteiro de Araújo


Sem comentários: