segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

RELATÓRIO 2007 - 2008

Projecto Banco de Tempo

Agência Funchal - Jaime Moniz

Ano lectivo 2007-2008


1. Caracterização da Agência


Membros inscritos
: 54


Horas transaccionadas
: 520


Serviços mais requisitados
:

companhia / acompanhamento ; apoio logístico; transporte (apoio a serviços e outro).


2. Avaliação em termos de objectivos :

Os 4 principais objectivos do Projecto têm sido contemplados, na medida do possível, alguns com maior acuidade, em função das necessidades e ofertas de serviço deste grupo de membros que integra a Comunidade Educativa da Escola Secundária Jaime Moniz.
Em relação aos outros objectivos, os serviços e as actividades promovidas demonstram vontade em construir uma cultura de solidariedade e igualdade com relações sociais mais próximas e humanas. Simultaneamente, tem crescido a consciência das vantagens e benefícios da acção desenvolvida pelo BdT que, de diversas formas, tem incluído cuidado e atenção pelos outros e a promoção de talentos e capacidades.

TTem sido sistemática a colaboração, de forma diversa, com outras associações e instituições.

2. Encontros, Passeios, Convívios, Acções de Formação Cultural e outras acções, dinamizadas pela Agência ou com a sua participação.
Set.
/ Out – Campanha de Recolha de Material Didáctico na Escola a pedido da Associação ABRAÇO, assinalando o regresso às aulas

Set. 21 – participação no jantar para angariação de fundos a favor da APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer)

Set. 21 – Encontro com os Directores de Turma da Escola para divulgação do Projecto do BdT , objectivos específicos para o ano e forma de colaboração com distribuição de documentação.

Out. 2 – Rubrica Nós e os Outros com o tema Alimentação saudável, sessão orientada pela dietista da empresa que fornece as refeições à Cantina, dra. Odete Lira.

Out. 3, 10, 17, 24 – Sessões na Área das Expressões, reunindo um grupo de membros que se dedicou à decoração de objectos em madeira, sob a orientação da dra. Luísa Spínola T. Costa (membro 10.015)

Out. 22, 23, 24 – Jornadas Pedagógicas do Vila- Mar: “O Grilo Falante, o Pinóquio e eu”, tendo como prelectores a dra. Maria Carlos Ramos, directora do estabelecimento, dr. Mário Cordeiro, dr. Adelino Antunes, Prof. Doutor Ivo Nunes e dr. Marco Gomes

Out. 26Peditório do núcleo regional da Liga Portuguesa contra o Cancro, nos espaços escolares, da responsabilidade das coordenadoras das actividades extracurriculares.

Nov. 20 – Primeira sessão de uma nova rubrica Leitura em Voz Alta, com análise de um texto de Eduardo Prado Coelho, seguida de debate sob a orientação da dra. M. José Fragoeiro, professora da disciplina de Português (membro 10.012)

Nov. 25 Feira das Vontades IV, da iniciativa da Casa do Voluntário. Participámos na animação de palco com o grupo de dança de alunos da Escola, coordenado pela dra. Carla Susana (membro 10.040)

Nov. 29Encontro de Agências a nível nacional, no Terraço da Associação Graal, em Lisboa, onde estivemos representados por uma das coordenadoras. Foram discutidas algumas alterações

ao Regulamento e a presentada a Árvore dos Problemas (anexo 1), pelo porta-voz de cada uma das agências presentes.

Dez. 1, 2 Recolha de alimentos, uma iniciativa da CARITAS diocesana nos supermercados Pingo Doce, em turnos de 3 horas. Teve, como habitualmente a colaboração de membros e amigos da nossa Agência.

Dez. 5 – Painel celebrando o Dia do Voluntariado, dinamizado pelas
Coordenadoras das actividades extracurriculares, com o tema “Os Voluntários ao serviço dos mais desfavorecidos”. Teve como prelectores ,
João Carlos Abreu, presidente da Associação CRIAMAR e a dra. Maria Carlos Ramos, directora do estabelecimento VILA-MAR.

Jan. 26 – Acção de Formação Cultural ‘Abordagem à leitura da Bíblia’,

Módulo 4 com o tema “Os cinco sentidos” no Convento de Sta. Clara, orientada pelo padre Dr J Tolentino Mendonça.

Aberta à Comunidade madeirense, esta acção contou com 75 participantes. A merenda foi partilhada, como de costume.

Fev. 20Reunião Geral que teve a presença de 20 membros. A ordem de trabalhos (anexo 2) Incluía informação sobre a actividade da agência e o novo Regulamento, sugestões de colaboração,

dificuldades e mais valias.Foi distribuída documentação e um inquérito a ser recolhido posteriormente.

Fev. 22, 23 e 24 - Peditório da CARITAS Diocesana nas ruas do Funchal.

Março 27 – 5º Aniversário da Agência assinalado no PLACARD da Escola. Devido à pausa escolar –férias da Páscoa, a celebração ficou adiada para o dia 9 de Abril.

Abril 5 – Marcha dinamizada pelo Núcleo Regional da Liga contra o Cancro nas ruas do Funchal, celebrando o Dia Mundial da Saúde.

Abril 9 – Almoço celebrando o 5º aniversário da Agência na Cantina da Escola com a presença da Direcção, membros, convidados e amigos. Ao todo 54 pessoas. Ao doce, foram proferidas algumas palavras a propósito(anexo 3) e servida uma fatia de bolo ‘delicioso’ oferecido pela coordenação. À tarde, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra celebrando o aniversário de dois eventos da História Nacional:

O regicídio(D. Carlos) - 1908 e a emigração da Corte de D. João VI para o Brasil - 1808 por dois colegas docentes da disciplina de História, o dr. Gabriel Pita (membro 10065) e o dr. António Jorge Pestana.

Abril 10 – Acção com o tema “Gerir a mudança e reaprender a pensar” orientada pelo Eng. António Guimarães, engenheiro químico e com formação superior a nível do desenvolvimentopessoal.Coordenada pelas dras. Filomena Soares (membro 10007) e Gilda Gama, esta acção teve lugar no anfiteatro da escola e dirigiu-se a docentes, funcionários e alunos.

Abril 19 – Marcha Pró Saúde Mental, dinamizada pela AFARAM, associação dos familiares e amigos dos doentes mentais da Região.

Abril 28 Encontro das coordenadoras da Agência com a Directora do Estabelecimento Vila- Mar, dra. Maria Carlos Ramos

Maio 5 – Celebração do Dia Europeu do Vizinho. De acordo com os objectivos do BdT – promover uma solidariedade de proximidade - pedimos aos nossos membros (via on-line) um gesto especial para quem precisa de alguma atenção, cuidado ou afecto.

Maio 8, 9, 10 – Mercadinho da Liga Regional contra o Cancro com objectos recolhidos entre os membros

Maio 15 – Jornada Diocesana da família, dinamizada pelo Secretariado Diocesano da Família no Tecnopolo.

Maio 21 – Conferência “Competências socio-emocionais, do Ser ao Ser com os outros”, pela Prof. Adelinda Araújo Candeias dinamização do departamento de Psicologia da Universidade da Madeira da responsabilidade da dra. Maria João.

Maio 30/31 – Encontro de agências do Banco de Tempo em Quarteira, onde não pudemos estar presentes por razões orçamentais. Participámos, sim , com um quadro/alvo (anexo 4) reflectindo a concretização dos objectivos do Projecto.

Junho 7 – Recolha de Alimentos para a CARITAS diocesana nos supermercados Pingo Doce

Junho 11 – Comemoração dos 170 anos da nossa Escola

Junho 20 – Encontro das coordenadoras com o Pe. Doutor Marcos Gonçalves, do Gabinete de Informação da Diocese, para dar conhecimento e pedir divulgação do Projecto do Banco de Tempo junto das Paróquias.

Junho 23 e 24 – Acção de Formação promovida pela Casa do Voluntário na Universidade da Madeira

Julho 7 – Almoço para assinalar o fim das actividades literárias ao longo do ano lectivo do ESPAÇO 21 da iniciativa da Directora da Biblioteca , Dra. Sara C. Fernandes e sua equipa. As sessões de leitura e debate têm tido a participação de membros do BdT .

Julho 14 - Sessão Exclusiva com passagem do filme “Longe Dela”, seguida de debate, dinamizado pela APFADA, Associação de familiares e amigos dos doentes de Alzheimer, no Teatro Municipal.

Julho 17 – Contactos no sentido de um encontro com responsáveis da Secretaria de Assuntos Sociais e Casas do Povo da RAM para informação sobre o Projecto do BdT e pedido de divulgação nas associações e instituições da sua responsabilidade.

3. Cooperação com entidades públicas e privadas

DDe forma diversa, continuamos a colaborar com outras instituições, algumas a seu pedido, outras ppor nossa iniciativa:

AMI – Porta Amiga;

Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro;

APFADA (Alzheimer);

Vila Mar /Centro Polivalente do Funchal

Caritas Diocesana

Casa do Voluntário

Apoio aos SEM ABRIGO ( paróquia da Nazaré)

Centro da Mãe

Associação Abraço

Associação Protectora dos Pobres

LAR de Nossa senhora da Conceição

AFARAM (doenças mentais)

4. O Espaço / Sede

DDe acordo com o que já tem sido registado nos Relatórios dos anos anteriores, a sua localização não fafacilita o acesso. A sala da Agência do BdT encontra-se afastada da centralidade da escola.

5. Relações com o Banco Central/Associação Graal

CContinuam muito cordiais.

Embora desejássemos que os contactos fossem mais sistemáticos, o que não tem sido possível pela falta de verbas do orçamento da Escola, temos sido sempre muito bem acolhidos. Agradecemos, de modo especial, à Eliana Madeira, Teresa Branco e, naturalmente, à Margarida Santos e a toda a equipa que está connosco, sempre que é preciso. Sentimos a falta do contacto com outras agências que, adoptando práticas interessantes, são inspiração para nós.

6. Relações de trabalho com a Escola Sec. Jaime Moniz

Consideramos que continuam muito boas as relações com a Direcção. Temos tido bom acolhimento, mas sentimos que poderia ter havido uma maior intervenção institucional junto da Comunidade Educativa, nomeadamente directores de turma, professores. alunos e encarregados de educação Gostaríamos de contar com o seu empenho e colaboração nesse sentido. Gostaríamos que, de uma forma mais concreta, a Escola conhecesse o Projecto do Banco de Tempo e que fosse, finalmente, implementado o ‘mini- Bdt’ que se traduz em trocas de serviços entre alunos nas suas próprias turmas, possivelmente com a orientação de um professor ou director de turma, membro ou não do BdT.

Realçamos, ainda, a excelente colaboração das Coordenadoras das actividades de complemento curricular, dras. Elisabete Cró e Fátima Marques, incluindo-nos sempre que possível, na participação de actividades por elas dinamizadas e na implementação de ideias ou iniciativas nossas.

Repetimos o que já temos registado nos Relatórios dos anos anteriores quanto ao excelente acolhimento que temos recebido dos técnicos, com referência especial ao Marco Aguiar, serviços administrativos, Revista Lyceu , funcionários da acção educativa e diversos departamentos da Escola, nomeadamente da Biblioteca e do Departamento de Línguas que, por diversas vezes, cedeu o seu espaço para as nossas ‘Conversas à Solta’ .

7. Sucessos/Mais valias

Para além daqueles já registados em outros Relatórios e que consideramos consolidados, registamos:

- maior conhecimento do Projecto e da acção do BdT;

- boa articulação com outros movimentos e associações da sociedade civil e religiosa;

- melhor comunicação em rede ‘on-line’, proporcionando proximidade,

reflexão e rapidez de informação.

- bom acolhimento da comunidade em geral em relação às actividades dinamizadas;

- retorno positivo acerca da temática abordada no PLACARD;

8. Dificuldades

Embora tenhamos ultrapassado algumas dificuldades, registamos ainda as seguintes:

- pouca adesão de membros jovens;

- ainda não suficiente publicitação do Projecto junto da comunidade escolar;

- trabalho excessivo centrado na coordenação;

- distanciamento de alguns membros;

- não cumprimento de princípios a nível de funcionamento, nomeadamente, passagem do cheque no momento da prestação do serviço, desequilíbrio contabilístico entre ‘ o dar e o receber’; quota anual não exigida;atraso e ‘alguns’ problemas no registo informático dos serviços;dificuldades inerentes à orografia da terra (acessos difíceis) , criando obstáculos à proximidade para troca de serviços; dificuldade na reunião de membros para informação e respectivo Regulamento;

9. Divulgação do Projecto

Na medida do possível e das disponibilidades da Coordenação, a Agência tem divulgado o Projecto de diferentes modo.

Achamos, no entanto, que a melhor publicidade foi promovida de forma directa e por gestos concretos, reconhecidos como ricos de atenção e cuidado.

10. Planos para o futuro

Embora tenhamos tomado iniciativas no sentido de colmatar as dificuldades referidas e já sentidas anteriormente , voltaremos a reforçar a nossa acção nesse sentido, adicionando novas intenções:

  • promover contactos directos com membros e não membros do BdT para informação e formação a nível do Projecto;

  • diversificar trocas e serviços;
  • dar continuidade às actividades e iniciativas já introduzidas;
  • continuar com o PLACARD permanente com temática oportuna;
  • promover o módulo 5 da rubrica ‘Abordagem à leitura da Bíblia’ pelo Pe. Doutor J. Tolentino Mendonça, no último sábado de Janeiro.
  • prosseguir com a colaboração com outras instituições públicas e privadas de solidariedade social;
  • continuar com a publicação da Folha informativa da Agência As Nossas Notícias’;
  • promover descentralização na realização de algumas actividades e tarefas.
  • prosseguir no diálogo com entidades regionais iniciado para divulgação do Projecto do BdT e criação de novas agências;
  • continuar a participar nas iniciativas da Escola, promovidas, nomeadamente, pela Coordenação das actividades extracurriculares, pelo Espaço 21 e pelo Clube – Escola ‘O Liceu’;
  • insistir na criação do mini-BdT com trocas entre jovens a nível de Turma;
  • criar um blogue (proposta do membro 10.030)

Para terminar, deixamos registado o nosso agradecimento à instituição e associações que nos apoiam pela confiança em nós depositada e relevamos o serviço inestimável das dras. M. Paz Ferreira, M. Cecília Marote, Ada Gouveia e M. do Céu H. Ferreira, Margarida G. Freitas, professoras aposentadas da Escola, que intimamente colaboram com a Coordenação e com ela participam no Acolhimento, em horário semanal da Porta Aberta.

Funchal, 31 de Julho de 2008

As coordenadoras

Maria da Graça Silva

Maria do Carmo Monteiro Araújo

Lídia Barbeito

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